sexta-feira, 1 de maio de 2009

Histórias





A noite passada contámos (sim, porque eles ajudam-me) a da Formiga Rabiga e da malvada Carba Carbês (nas palavras do A.nº1).
Sou fã desta edição.

Gosto de lhes ler bons livros, com bons textos.
E é bem verdade que este símbolo me vai dando sempre uma ajudinha na escolha.
É que sou capaz de me perder durante horas diante de uma estante de livros, completamente absorta, até finalmente me forçar a uma escolha e me decidir por que livro lhes vou comprar.
Nem sempre é fácil, com a impaciência dos 2 anos e meio do Artista nº2 constituindo o contra principal para todas as histórias um pouquinho mais complexas que o mano já tanto aprecia...
Mas é tão gratificante ver o Artista nº1 já completamente rendido aos prazeres da leitura, que optei por lhes contar as histórias aos pares. Cada um escolhe a sua (o problema passou agora a ser decidir qual é a primeira... mas enfim!).

O Artista nº1 agora anda apaixonado por esta:
(o Piquinhos é um amor!)

Título: Dá-me um abraço / Autor(es): John A. Rowe, John A. Rowe (ilustrador) / Tipo de documento: Livro / Editora: Âmbar / Local: Porto / Data de edição: 2008 / Área Temática: Afectos, Animais, Humor, Tolerância, Diferença / ISBN 978-972-43-1279-8 / Tradução: Inês Ramalhete

“Este álbum narrativo em torno dos afectos, e da forma como a sua manifestação física é relevante para a auto-estima e o crescimento da criança, tematiza ainda a questão da rejeição motivada pela diferença física, apelando à tolerância. Com ilustrações muito coloridas e expressivas, onde é particularmente relevante a questão do ponto de vista e a noção de perspectiva, sugerindo o sentimento de isolamento e de progressiva rejeição do pequeno protagonista, além de um discurso que recorre ao diálogo, às repetições e aos paralelismos, esta obra revela-se especialmente interessante para os pequenos leitores.” Ana Margarida Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário