sexta-feira, 29 de maio de 2009

Boas notícias e óptimas histórias

A noite passada o Artista nº1 resolveu armar-se em usurpador e apropriou-se do meu lugar na cama, ao lado do pai. Sem margem para discussão lá me deixou a sua livre, no quarto ao lado, que sempre é mais confortável que o sofá.

Já de manhã, aparece com um sorriso descontraído e diz-me (podia jurar que com alguma satisfação): "Mãe, hoje fiz xi-xi na tua cama! No teu sítio!!"

Que bom, filhote querido do meu coração, que era mesmo o que me vinha a calhar: lençóis para mudar, mais roupa para lavar e um colchão ensopado (que eu, por norma, não costumo precisar de resguardo impermeável, certo?).

Não é que me dê especial prazer ter notícias destas assim que me levanto, mas não é que, acompanhada pela expressão estampada naquele rosto lindo, esta me conseguiu deixar mais alegre?!
Acabámos os dois a brincar com o assunto, proferindo o trecho de um dos seus livros preferidos(*) "O MEU CADEIRÃO FAVORITO! Fizeste xixi no meu cadeirão favorito! RUA, GATO, FORA DAQUI!"


(*)Título: É Tão Injusto!; Autores: Pat Thomson, Jonathan Allen; Editora: GATAfunho
Mais uma sugestão do Plano Nacional de Leitura.
É recomendado para o 1º ano do 1º ciclo, mas até o Artista nº2, que só em Setembro vai para o Jardim de Infância, já se perde de amores por esta hilariante história, ideal para ler em voz alta imitando o som dos animais intervenientes.
Resumindo-a: Um gato foi expulso de casa ("PÁS! - ouviu-se a porta a bater, e Vrrás - uma varrourada.") pela sua dona, na quinta onde mora. Ao queixar-se aos outros animais deste facto, alegando que as travessuras que causaram aquela reacção na Dona Floripes foram mínimas, consegue a solidariedade dos amigos que ficam indignados com tamanha injustiça! Será que ele merece outra oportunidade? O desfecho é inesperado, quando o Sr. Zé (marido da Dona Floripes), que surge na mesma lógica de apoio ao gato, acaba por tornar-se também uma vítima! (e são dele as frases que nos fizeram rir e esquecer o xi-xi no meu sítio esta manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário