terça-feira, 1 de setembro de 2009

Regresso à escola(*)

(*) - por «escola» entenda-se «infantário», que os pequenos têm 2 (quase 3) e 4 anos.
O Artista nº2 passou as férias apreensivo com a perspectiva da mudança para a «sala dos crescidos». O Artista nº1 andava cheio de saudades.
...
Ontem à noite lembraram-se:
A.nº1 - Mas eu não quero ir para a escola...
A.nº2 - Eu também não quél' i' pá 'cola...
(pois é, eu já sabia que isto ia acontecer)
...
Hoje esparava que a história se repetisse assim que acordassem. Nada disso.
Vestiram-se, comeram, colaboraram sem protestos e passearam orgulhosamente as suas pequenas mochilas no percurso para a escola.
...
Pertences colocados nos cabides e passagem pela casa-de-banho sem percalços.
...
Primeira paragem: sala dos 3 anos.
O A.nº2 estacou à porta e eu vi a minha vida a andar para trás...
Com um pequeno incentivo atreveu-se a espreitar e a visão dos seus amiguinhos deu-lhe novo alento.
Afinal havia esperança. Ou não!
Em menos de um minuto de troca de palavras entre mãe e educadora o rapaz reconsiderou e agarrou-se à minha perna a chorar.
"Então? Não precisas de chorar. O mano vai ficar ali na sala ao lado e tudo!" - mas qual quê! Lá se deixou conduzir ao seu lugar sem oferecer grande resistência, mas calar-se é que não lhe apeteceu.
O irmão olhava-o sem perceber a razão do pranto. Quando saímos ainda me perguntou o porquê daquela cena, mas nem esperou por resposta, tal foi a pressa com que correu à minha frente para chegar junto dos amigos.
Segunda paragem: sala dos 4 anos.
As saudades eram imensas.
Especialmente da C. (aquela educadora é realmente fantástica).
Correu para ela e lançou-se nos seus braços, mas... a meio do abraço a emoção foi demais, os sentimentos baralhara-se, as vontades dividiram-se e o segundo take da «cena de choro» teve lugar, agora com novo artista.
"Vá anda comigo..." - o A.nº1 interrompeu-a com um «mas eu não quero ir brincar» e ela calou-o com um «mas não vens brincar, vens conversar comigo e contar-me tudo sobre as férias» cheio de carinho e segurança.
Despedi-me rapidamente e saí.
Voltou a chorar, chamou por mim e o meu coração já apertado contraiu-se um pouco mais.
Terceira paragem: sala dos 3 anos (novamente).
A caminho da saída espreitei o meu pequenote.
Já mais calmo, começava a despertar interesse pelos novos jogos (dos crescidos!).
Vê-lo assim relembrou-me aquilo que já sei de experiências anteriores - daqui a pouco não vão querer sair de lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário